A Educação Infantil atende os bebês desde o seu nascimento até as crianças de 6 anos de idade. Esse período, conhecido como primeira infância, é um momento chave na construção da identidade de cada criança e no seu processo de aprendizagem.

O período de ensino remoto na Educação Infantil exige uma intensa participação das famílias no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos bebês e das crianças, por isso as interações e brincadeiras são tão importantes. Assim como no Ensino Fundamental, bebês e crianças têm acesso à conta Google Educacional, para que possam fazer uso da plataforma Google Sala de Aula e permanecer em contato frequente com os professores e as atividades postadas por eles.

Os bebês e as crianças começam a se desenvolver à medida que se relacionam com as pessoas, seus hábitos e costumes, com a língua e as outras linguagens, com o conhecimento acumulado. À medida que, também, começam a perceber o mundo ao seu redor: a memória, a fala, o pensamento, a imaginação, os valores, os sentimentos e a autodisciplina.

Os bebês e as crianças aprendem enquanto vivem e convivem, o que pode acontecer em diferentes momentos da rotina da casa: na hora de escovar os dentes, na hora das refeições, na realização de brincadeiras e jogos, sempre pensando no desenvolvimento da autonomia dos pequenos.

Considerando que os bebês e as crianças passarão algum tempo em casa, indicamos atividades que envolvem muita interação e brincadeiras. Podemos usar esse tempo de recolhimento para resgatar as histórias da família, incluindo as brincadeiras com palavras que são simples, mas divertidas, como trava-línguas, parlendas, adivinhas, entre tantas outras.

Acesse os materiais Trilhas de Aprendizagens:



TRILHAS DE APRENDIZAGENS

VOLUME 1



TRILHAS DE APRENDIZAGENS

VOLUME 2

Conversa com as famílias:

Primeiras Palavras - Educação Infantil

Brincando com quem está longe

Vamos brincar de cabaninha?

Dicas para encontrar mais opções de jogos, brincadeiras e leituras para bebês e crianças: