Nas escolas municipais de São Paulo, o Ensino Fundamental está organizado em três ciclos: Alfabetização, Interdisciplinar e Autoral.

Além das atividades organizadas pelos professores na plataforma Google Sala de Aula, disponibilizamos o material Trilhas de Aprendizagens para serem feitos em casa, e alguns vídeos de apoio que ajudarão os estudantes na compreensão das temáticas propostas. Estejam sempre em contato com a escola para tirar dúvidas e obter mais informações!

Ao final desta página, vocês encontrarão uma sugestão para organização da rotina de estudos.

Para ter acesso aos conteúdos e atividades, basta clicar no ano escolar:

Ciclo de Alfabetização

É muito importante que as crianças sejam estimuladas quanto aos processos de alfabetização que envolvem a leitura, a escrita, o conhecimento dos números e seus usos em situações reais. Isso significa que as atividades propostas devem ser as mais próximas possíveis da realidade das crianças, para que façam sentido para elas.

Além disso, há outras atividades que não podem faltar na rotina das crianças:

• Os jogos e brincadeiras têm papel fundamental no processo de aprendizagem e de desenvolvimento das crianças e precisam fazer parte da rotina dos pequenos, considerando tanto as brincadeiras livres (a criança escolhe o que fará) como as direcionadas (adulto organiza a brincadeira com a criança).

• Relembrar brincadeiras, histórias e aventuras da família é outra atividade muito bacana. Que tal ampliar as conversas para que os pequenos saibam mais sobre a história da família?

As crianças no 2º ano já estão mais apropriadas do processo de alfabetização. Ainda assim, retome as orientações do 1º ano, apresentando mais desafios nas leituras e atividades sugeridas. A rotina proposta deve ser seguida pelos estudantes do 1º e do 2º ano e pode ser replicada nas semanas seguintes.

No 3º ano, considerando que as crianças já estão alfabetizadas, a produção de texto deve ser fortalecida. Uma boa estratégia para isso é pedir que os estudantes escrevam o final de contos conhecidos, inventem finais de histórias e as escrevam utilizando suas próprias palavras. Para tanto, é preciso que conheçam uma diversidade de textos. Por esse motivo, nessa fase, a leitura continua sendo tão importante quanto na alfabetização.

Ciclo de Interdisciplinar

As crianças nestes anos já estão alfabetizadas e produzem textos com maior autonomia. É bastante produtivo introduzir a internet para auxiliar os estudantes com os conteúdos escolares.

A leitura continua sendo de extrema importância para os estudantes destes anos. Dessa forma, garanta que leiam diariamente e também leia junto com eles. Além de ser um momento fundamental à aprendizagem, auxiliará no estreitamento dos vínculos familiares.

A rotina a ser seguida pelos estudantes do 4º e 5º anos é a mesma indicada para os anos anteriores, uma vez que a mudança das atividades está na complexidade dos conteúdos apresentados aos estudantes.

Quando o estudante pode contar com os adultos com quem vive para acompanhar os seus estudos, ele aprende muito mais. Durante o período de aulas remotas, isso será ainda mais importante.

Os estudantes do 6º ano apresentam uma rotina diferente daquela com as quais estavam acostumados. Agora, cada componente curricular possui um professor diferente, o que exige uma organização ainda maior dos materiais e momentos de estudo. Vale reforçar que os estudantes aprendem de diferentes maneiras e cada um tem seu tempo para a aprendizagem, eles aprendem na interação com os outros, com aquilo que vivenciam, utilizando diferentes estratégias. Por isso, é importante manter contato com seus colegas da turma e com o professor, seja pelo Google Sala de Aula ou outras ferramentas disponíveis.

Ciclo Autoral

No ciclo autoral, os estudantes os estudantes já apresentam bastante autonomia para realizarem as atividades escolares. Mesmo assim, a organização de uma rotina de estudos continua sendo importante, principalmente se considerarmos a necessidade de conciliar com outras rotinas da casa.

Vale reforçar que os jovens aprendem de diferentes maneiras e cada um tem seu tempo para a aprendizagem, eles aprendem na interação com os outros, com aquilo que vivenciam, utilizando diferentes estratégias. Por isso, é importante manter contato com seus colegas da turma e com o professor, seja pelo Google Sala de Aula ou outras ferramentas disponíveis.

Para a organização dos estudos, se possível, eles precisam estar em um espaço que possibilite a concentração e em um horário pré-determinado. Apesar de termos nossas preferências por um componente, os estudantes precisam considerar, em sua rotina, todos os componentes curriculares - Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Língua Inglesa, Arte, Educação Física, Tecnologias para Aprendizagem e Sala de Leitura.

O apoio da família, no incentivo à leitura e à pesquisa, na disponibilidade para tirar dúvidas, é fundamental. Lembre o estudante que os professores estão à disposição para tirar dúvidas, basta entrar em contato com eles ou diretamente com a escola!

Vamos organizar a rotina?

Cada família tem uma organização diferente da rotina diária e, neste momento, os estudantes precisam conciliar as atividades escolares e aquelas realizadas em casa.

É importante organizar uma rotina para a semana toda e, na sexta-feira, se necessário, realizar alterações para a semana seguinte.

Estudantes e familiares podem organizar a rotina conforme sugestão ao lado. A colaboração da família é essencial ao processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes.